![]() |
| Yuri Alberto fez o primeiro gol e Memphis Depay marcou o do título: dupla implacável nas finalizações no Maracanã - (crédito: AFP) |
A conquista consagra mais uma vez o técnico Dorival Júnior. Demitido da Seleção Brasileira pela CBF há 269 dias, o paulista de Araraquara alcança Luiz Felipe Scolari. Ambos ostentam quatro taças do torneio no currículo. Antes, o comandante do Corinthians ganhou a Copa do Brasil com o Santos (2010), Flamengo (2022) e o São Paulo (2023).
Autor do gol do título, Memphis Depay também confirma a fama de pé-quente em torneios nacionais nesse formato. Foi campeão da Copa da Holanda pelo PSV Eindhoven em 2011/2012; vestindo a camisa do Barcelona na Copa do Rei da Espanha em 2022/2023; e na Copa da Inglaterra em 2015/2016 com o uniforme do Manchester United. Agora, entra para a história do nosso futebol como primeiro jogador nascido na Europa a vencer a Copa do Brasil, com direito a gol decisivo na principal arena do país.
"A gente mereceu demais. Todos as nossas vitórias na Copa do Brasil não eram mérito nosso, mas fragilidade do adversário. Eu sinto-me muito honrado. É um amor inexplicável"
Yuri Alberto, autor do primeiro gol, em entrevista a TV Globo
O Vasco fazia saída de três programado no 4-2-2-2. Paulo Henrique e Pumita alinhavam à frente dos volantes Cauan Barros e Tiago Mendes. Ambos ficavam presos na proteção aos beques Carlos Cueta e Robert Renan. Nuno Moreira e Philippe Coutinho construíram e Andrés Gomez se movimentava no ataque acelerando as ações ofensivas com Rayan.
Os erros individuais desbloquearam a final no campo das ideias. Em um lance iniciado por Raniele com uma inversão de bola belíssima, Matheuzinho protagonizou lançamento requintado em diagonal, da direita para a esquerda. Léo Jardim demorou a sair do gol, Carlos Cuesta chegou atrasado na marcação e o centroavante Yuri Alberto foi preciso no domínio e no acabamento impecável ao colocá-la no canto esquerdo do goleiro cruzmaltino.
A abertura do placar não intimidou o Vasco. O Corinthians se defendia bem até dois personagens cometerem equívocos individuais. Depois de iniciar o gol do Timão, o volante Raniele errou passe no campo de ataque e começou a jogada do empate do Vasco.
Cauan Barros interceptou, tocou para Philippe Coutinho e o camisa 10 repassou a bola rapidamente a Andrés Gomez. O colombiano cruzou, Hugo Souza viu a bola passar na frente dele, sem sair do gol, e Nuno Moreira cabeceou para empatar a partida diante de uma retaguarda corintiana bagunçada pela falha cometida por Raniele.
"Foi um jogo muito pesado, muita pressão, mas no final mostramos que o Corinthians é um clube grande. Vim para o Corinthians há um ano e ninguém acreditava em nós e conquistamos dois títulos (Paulistão e Copa do Brasil). Tenho orgulho dos companheiros"
Memphis Depay, atacante do Corinthians, a TV Globo
Se os gols no primeiro tempo foram definidos por erros individuais, o do título saiu graças ao talento de Breno Bidon. O meia deu drible desconcertante em Cauan Barros e acionou Matheuzinho. O lateral-esticou para Yuri Alberto em profundidade e o centroavante tocou para o holandês Memphis Depay empurrar a bola para a rede em condição legal.
"Falaram que não passaríamos pelo Palmeiras, Athletico-PR, Cruzeiro... Fizeram faixa de campeão aqui no Rio, mas chegamos com muita humildade mostramos que somos grandes"
Hugo Souza, goleiro do Corinthians
Rayan tentou ao disparar um míssil em cobrança de falta, mas o goleiro do Timão impediu. Com sofrimento, o Corinthians administrou o resultado até o apito final nos nove minutos de acréscimos e desentalou o grito de tetracampeão da Fiel no Maracanã. O alvinegro não conquistava o mata-mata nacional desde 2009, quando Ronaldo Fenômeno vestia a camisa 9 sob o comando de Mano Menezes.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 2 CORINTHIANS
1 VASCO
Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta (David), Robert Renan e Puma Rodríguez (Matheus França); Cauan Barros (Vegetti), Thiago Mendes e Philippe Coutinho (Tchê Tchê); Andres Gómez, Nuno Moreira (GB) e Rayan.
Técnico: Fernando Diniz
2 CORINTHIANS
Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Angileri); Raniele (Carrillo), José Martínez, Maycon (Maycon) e Breno Bidon (Rodrigo Garro); Memphis Depay e Yuri Alberto (João Pedro Tchoca)
Técnico: Dorival Júnior.
ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
GOLS - Yuri Alberto, aos 18, e Nuno Moreira, aos 40 minutos do primeiro tempo; Memphis Depay, aos 17 do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS - Carlos Cuesta, Thiago Mendes e Vegetti (Vasco); Yuri Alberto, Carrillo, Matheuzinho e João Pedro Tchoca (Corinthians)
PÚBLICO - 67.111 torcedores.
RENDA - R$ 13.214.612,50.
ESTÁDIO - Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
